quinta-feira, 20 de maio de 2010

Romance Terra Vermelha de Domingos Pellegrini




Pequena Resenha Crítica

O ESTUPENDO ROMANCE “TERRA VERMELHA” DE DOMINGOS PELLEGRINI

A história é infinita. Podemos interceptá-la em
qualquer ponto(...) Era uma vez uma cidade onde
os habitantes sabiam tanto do sofrimento humano
que quando acordavam deitavam-se logo.
Ana Hatherly, in "351 Tisanas

De vez em quando recebo livros para formatar, corrigir, fazer prefácios, orelhas, quando não, para fazer resenhas críticas dentro da medida do possível. E me chegam obras até do exterior, como Portugal e México. Como adoro ler e escrever, e sempre leio vários livros ao mesmo tempo, é sempre um prazer esse oficio que me toma o pouco tempo que tenho entre trabalhar, estudar, pesquisar, sobreviver entre Itararé e Sampa. Ainda assim, compro sempre bons livros, entre os famosos e clássicos, naturalmente que os chamados top de linha não, os mais vendidos deixo para depois, tendo um certo distanciamento deles, até passar um certo tempo e, raras vezes tenho alguma surpresa ao tentar lê-los, como tive com o belo A Menina Que Roubava Livros. Além disso, claro, tropeço num aqui e ali, de daí me vem a surpresa.

Foi o que me aconteceu ao topar com o livro de 470 páginas, o romance Terra Vermelha do Domingos Pellegrini, Geração Editorial, edição 2009. Um dos melhores romances que li de autor brasileiro em língua portuguesa nos últimos anos. Entrei no romance para vadiar, por assim dizer, passando o tempo no surpreso desfrute, quando me dei conta, estava cativado, seduzido, entregue à leitura, e só larguei o clássico de literatura contemporânea quando caí em mim e a obra estava acabando em gran finale de obra-prima. E saí da leitura com terra vermelha nas mãos, nos olhos e no coração.

Do autor é bom que se diga, há muito na net, critica otimizada pelo excelente trabalho e currículo dele. De Londrina – terra vermelha – Paraná, surgiu para a literatura em 1970, já nos meios universitários entre tantos que combatiam a funesta ditadura militar, ao lado de Luiz Fernando Emediato, Caio Fernando Abreu, Jéferson Ribeiro de Andrade, entre outros, e firmou-se como o melhor da geração dele. O autor, premiado com O Homem Vermelho (Jabuti 1977), voltou a ganhar o prêmio em 2001 com O Caso da Chácara Cão.

Já no Prefácio o literato de peso Affonso Romano de Sant Anna muito bem sinaliza: “(...)A história mantém um dialogo com a historia. A peripécia ficcional de José e Tiana se mistura com a do cotidiano do Brasil neste século. Vem das primeiras décadas, da subida de Getulio Vargas, do revolucionarismo de Prestes, das querelas entre a esquerda e a direita, passa por Juscelino, por 1964 e faz menção até ao 10 de Novembro de 1989, quando caiu o muro de Berlim. O autor ficcionaliza a realidade e constrói um romance que pode também ser chamado de “roman à clef”, uma narrativa onde se tem a chave para se identificar os personagens com tipos que realmente existiram na colonização de Londrina(...). Pellegrini está recriando a “terra vermelha” do Paraná, o “eldorado” para onde foram colonizadores das mais variadas etnias e nacionalidades(...). Em obras anteriores, muitas delas traduzidas para outras línguas, Domingos Pellegrini mostrava um estilo pessoal de tratar dramas e perplexidades de adultos e adolescentes, agora une o cotidiano à História, a memória à ficção e nos dá um painel rico de informação sobre uma das mais ricas e complexas regiões do Brasil (...)”

Fundado na história de José e Tiana, entre tantos josés e manés da população miscigenada, migrantes que como tantos outros foram para o norte do Paraná em busca de leite e mel, os pioneiros desbravadores que colonizaram a região de terra vermelha aqui enlaçam a historia entre tantos outros tipos comuns, estrangeiros, fugitivos, aproveitadores, sonhadores, todos atravessando o rio Tibagi e vivenciando a saga de formarem um núcleo populacional a partir de um aldeamento, enfrentando geada e intempéries da natureza, derrubando a mata, erguendo casa de tabuinhas, abrindo poços, e assim inicia-se o romance que em narrativa gostosa conta a historia do casal que sai de Capivari a Rafard, região sudeste, para a região sulina, em busca de oportunidades e, metendo os pés e as mãos (e a cabeça e o coração) no sagrado coração da terra, fundam, esse Paraná altaneiro de hoje, celeiro do Brasil, não só de grãos mas também de arte e cultura de primeiríssima qualidade, como o próprio autor, aliás. E entre o escopo da brilhante criação em alto estilo, fatos da historia do Brasil interligados, da produção do café à estrada de ferro com infra-estrutura dos ingleses, de uma passeata de putas a Claude Levi-Strauss, de pés-vermelhos a imigrantes de todas as origens, ideologias, cores e religiões, de João Saldanha (então João Sem Medo) à guerrilha de Porecatu, décadas ilustres sendo retratadas, valores morais, acertos e contendas, a floresta como uma hiléia verde, códigos de condutas, a sobrevivência possível, uma obra fora de série com uma bela visão do mundo local e mesmo regional, ainda a dicotomia destruição/preocupação ambiental; literatura épica, um dos melhores livros escritos nos últimos tempos, lançado em 2009 e que não fez todo o alarde que merece, apesar de até resenhado no jornal O Globo pelo melhor critico do Brasil, Wilson Martins.

A história de amor e luta de José (descendente de italianos) e Tiana (descendente de negros), mais fracassados e fugitivos, gente de todo mundo, explorado e exploradores, os latifúndios, os sem terra, as novas oportunidades, as precárias condições, crimes, doenças, tudo retratado numa saga que, sim, certamente daria um belo filme, uma bela minissérie, tal a maneira com o que o autor bota o coração no que conta de seu tempo, de seu povo, de seu lugar de origem-raiz. A dicotomia sofrimento, conquista.

E a ótica narrativa, numa dicotomia também, um velho, o Nono morrendo num hospital, e sua saga sendo contada desde o nascimento, entrecortada de poesia, esperança, luta, ele mesmo ali lutando contra a morte, seus descendentes humagente brigando entre si, inclusive pelos pertences, e o livro flui, encanta, abre páginas de sangue, suor e lágrimas. A verdadeira historia do Brasil ali, o macro espaço num micro espaço, a história que é remorso, que é amor e dor, mas que também exige determinação, bravura, porque é da luta que nasce o verdadeiro caráter do homem. Então o herói José se revela, um José que poderia ser qualquer um, mas que o autor define como um belo personagem, junto com a mulher Sebastiana, e assim somos todos belamente envolvidos, entramos de espírito historial-letral nessa terra vermelha que, depois de lida a obra, um clássico, as contendas entrelaçadas, o romance, tudo fica conosco em palavras, acontecências, esperanças, conquistas, e, claro, a terra cor de sangue, cor de nós, dos filhos deste solo, como também cor da aurora, a terra vermelha do Paraná.
-0-
Silas Correa Leite - Santa Itararé das Artes/Augusta Sampa
Teórico da Educação, Jornalista Comunitário, Conselheiro em Direitos Humanos
Pós-graduado em Literatura na Comunicação (ECA/USP) – Prêmio Lygia Fagundes Telles Para Professor Escritor - E-mail:
poesilas@terra.com.br
Blogue premiado do UOL: www.portas-lapsos.zip.net
Autor de Portas-Lapsos, Poemas, e Campo de Trigo Com Corvos, Contos, a venda no site: www.livraricultura.com.br



Nenhum comentário: