sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Jesus Mora Comigo em Minha Aldeia





JESUS MORA COMIGO EM MINHA ALDEIA (Poema)

Tanto falam Dele, dizem que O adoramMentem tanto pra Ele - Já mataram muito em falso nome DeleImitam-No de forma errada e rasaE até, acreditem meus irmãos queridosCriaram lojas, supermercados, muros, museus, rituaisE mentiras de fanatismos e idolatrias em nome Dele.

Dizem que Ele está no céu a direita do Criador-PaiDizem que Ele está pendido por cravos numa cruz milenarMas Ele está mais perto de nós do que pensamosE o céu pode ser o que criamos com nossas ações de caridadesCom nossas energias, ninhais e encantáriosNossos atos, mãos estendidas como lírios laranjaAmando o próximo como se a nós mesmos.

Só que eu descobri um milagre infinitalEle não está em nenhum baú de ossos ou com relíquias fantasmasNem é ícone derrotado por pregos pagõesSequer fundou religião - ou inquisições medievais com vãs filosofias de TorquemadasConfesso de cara lavada: descobri um segredo mágico Dele:Ele Está No Meio de NósEle está exatamente aqui em nossa abençoadaESTÂNCIA BOÊMIA DE ITARARÉ.

Jesus mora comigo em minha aldeia amadaTem várias cores, várias faces e muitos símbolos vivenciaisÀs vezes é de um lilás vítreo, tez de quartzo ou arco-írisE O chamamos de irmão, pai, filho, amigo, compadreOu de tio, camarada, companheiro, anjo-da-guardaQuando não O chamamos de Aurora, de Losango cor-de-abóboraOu de Prelúdio, Ternura, Magnitude, Espiritual, UltrapássaroE, principalmente Ele é mesmo, sem tirar nem pôrPobre, humilde, operário, simples, carente, bóia-friaQuando não sem terra, sem teto e muito peregrinoE eu reconheço esse Jesus Cristo na minha gente humildePois me pareço com ele, porque sou de mãe mameluca e pai judeu da Ilha da MadeiraE sou muito triste, sensível, sentidor, sozinho...

Jesus anda pelo cacau quebrado (paralelepípedos) da nossa Rua São PedroTem asas invisíveis no calcanhar e alpargatas de recolhedor de centeioPendura-se em asas invisíveis de pré-aurorais andorinhas bentasChupa picolé de limão-rosa fiado no Bar do PretoToma refrigerante Tubaína Tutti-Frutti na Praça Coronel JordãoE de vez em quando vai saracotear num baile no Clube Atlético FronteiraSerrar um abraço da Rosana Milcores (ou um sorriso xadrez do Mário da Banda Marionetes)Ou nadar saradinho como mandioca nas espumas do rio da vacaE até já foi no Biribas Blues Bar ouvir causos hilários do Zé Maria do PontoQuando não faz poesia escondido ou chora com seus lábios quadradosPor causa dos lazarentos marginalizados pelos podres poderes de anacrônicos neoliberais do demo.

Pois é isso, meus adoráveis irmãos conterrâneos alumbradosJesus mora conosco aqui mesmo em Itararé, Cidade PoemaFreqüenta todas as igrejas de abraços limpos como nuvensCoça berebas de vaidades sociais com peculatos neoescravistasSofre com poses, grifes, butins de riquezas injustas e amorais lucros impunesAdora rueiras crianças ranhentas e velhos sábios com lastro ético-humanitário.

Dia desses eu O vi com o nosso pintor premiado Jorge ChueriE até pensei que nosso amigo artista plástico O tinha pintado(Com cor de orquídea impressionista - E Lhe dera cara caseira)Mas descobri que Jesus é fã do Jorge a quem deu sua tez avelãAssim como colhe caldas de lágrimas da Professora Lázara BandoniOu sinais de véus e sândalos da Tere Iluminada com sua asa terreal de luz lilásE sei que se o tratarmos muito carinhosamente e bem(Como às suas pequeninas e humildes criaturas também)

ELE FICARÁ CONOSCO PARA SEMPRE, AMÉM.

Silas Corrêa Leite - de Itararé-SP

Nenhum comentário: