quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Gumercindo Ferreira dos Santos: O Amor de Itararé Por Seu Filho Brilhante




Gumercindo Ferreira dos Santos

O Amor de Itararé Por Um Vencedor


Com as infovias em ação, imediatamente após o seqüestro do amigo Gumercindo Ferreira dos Santos, ficamos prostrados, pedindo a Deus por ele. E a web de alguma maneira rangeu: pelo orkut, via e-mail, a noticia correu em casas de Itarareenses de todo o Brasil, ainda com vários sites publicando: o nosso maior orgulho empresarial tinha sido vítima de um crime hediondo, o pior deles, o seqüestro. Muita gente não acreditava. Boatos iam e vinham. Riscos de parte a parte. Pensei comigo: O Delegado de Itararé, Dr Bacceti, é muito inteligente, determinado, muito bom. Pensamos também nos amigos do Gumercindo em Brasília, alguém do PT poderia acionar a Policia Federal via Arlindo Chinaglia. Eu, com minha preocupação, pelo velho vínculo de amizade que tenho com o Gumercindo desde guri, escrevi e mandei pro jornal O Guarani, agora com cara nova, moderna, sob nova direção mas mantendo a linha do Clã Hermínio Lages, um texto escrito com o coração, feito solidariedade na ausência :

Itararé, a Terra-Mãe Sangra - Violência e Impunidade -Nunca, em toda a história sócio-cultural de Itararé, com seus problemas de divisa, revoluções, crises periféricas e mesmo de uma ainda impaga divida social histórica, tivemos o horror de sofrermos por assim dizer na pele uma violência do tipo nefasto de um crime hediondo como Sequestro, em que um trabalhador emérito, empresário de renome, cidadão que é um orgulho para Itararé como empresário e pecuarista, é levado com violência para fora de casa e corre riscos. Itararé parou. Sangra a terra-mãe a perda temporária de seu filho amado, um dos mais queridos, o melhor do ramo na região toda. Temos muito orgulho dele. Esperamos, no entanto, confiantes, que tudo se resolva, que ele seja devolvido com vida, porque o horror está nos olhos de cada Itarareense, a dor é nossa, sentimos a dor do outro enquanto ser social e de vida sócio-comunitária, um cidadão íntegro; trabalhou a vida inteira, não merecia essa violência particular que também nos atinge. Esperamos que o Sr Gumercindo Ferreira dos Santos volte para casa, volte para Itararé, volte para nós que o admiramos e amamos tanto. É a nossa alma que dói, mas também é a nossa confiança que se afirma em valores cristãos, sendo o nosso abraço de reconhecimento que aqui se estende, porque a esperança é a inteligência da vida. Nós confiamos em Deus. - Todos Nós - Sempre Haverá Itararé!.
..............................................................................................................................

Preocupado ficava sondando toda hora o e-mail, o orkut, trocando impressões e esperanças com amigos em comum, até que a Luiza Campos via-Orkut passou um recado: O Gumercindo Foi Solto. Graças a Deus. Aleluia. Corri passar a boa-nova a tantos amigos via e-mail, orkut, endereços, sites, como se uma esperança nova rebrilhando o grande homem que, sim graças a Deus, voltou para nós, para nosso convívio, para o seu Amor. Para o que certamente é Itararé.

Itararé nunca viu tanta euforia, como se a Familia Gumercindo fosse todo mundo num congraçamento sem igual. Ele estava vivo, forte, resistente. Ele é forte, venceu na vida sendo trabalhador, brilhante, correto, abençoado. Vendo depois a boa noticia em jornais do Brasil, rastreado pela net, do Globo ao Jornal Guarani, na Folha do Sul de Itapeva também, senti a mesma informação: a manifestação do povo que sabe lidar com um homem que é rico mas é digno, é rico mas é humilde, é rico mas tem estatura moral para com a sua própria historicidade, pois fez por merecer e tem as mãos limpas.

Agora volta para os nossos braços. Está em casa. Está salvo. Está livre, está bem. E quando quem amamos está bem, nós nos sentimos em paz também. Bem-vindo para nosso abraço comunitário, Gumercindo!

Força Gumercindo. Você sempre foi maior dos que os problemas que a vida lhe deu. Estamos com você, na alegria e na tristeza.

Longa vida.

-0-

Poetinha Silas Correia Leite
E todo esse Planeta Itararé que te ama tanto!

Nenhum comentário: